Sindjor-PB se posiciona sobre à obrigatoriedade do diploma de jornalista
Uma ampla campanha nacional em favor da obrigatoriedade do diploma de jornalista está sendo coordenada pela FENAJ
Publicado: 09 Abril, 2024 - 15h50 | Última modificação: 09 Abril, 2024 - 15h54
Escrito por: SINDJOR/PB | Editado por: SECOM/CUTPB

A Proposta de Emenda Constitucional nº 206/2012, que versa sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão tem sido objeto de intenso debate na sociedade brasileira. Nesse contexto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) se posiciona de forma clara e contundente em apoio à proposta, em prol da valorização da formação acadêmica e da garantia da qualidade e ética na comunicação. Uma ampla campanha nacional em favor da obrigatoriedade do diploma de jornalista está sendo coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), com apoio de todos os Sindicatos de Jornalistas do País.
O diretor-presidente do Sinjdor-PB, Land Seixas, disse que parte dos parlamentares é formada por empresários de comunicação o que dificulta a aprovação das propostas relacionadas à categoria pelo Congresso Nacional e a outra coisa é que somos a única categoria de nível superior que não dispõe de um conselho, pois os empresários têm uma força muito grande no Congresso Nacional. “A categoria de jornalista na Paraíba chegou a ter o terceiro maior piso salarial do país, mas hoje como todas as prerrogativas sindicais caíram, inclusive o dissídio coletivo, o piso salarial de jornalista é um dos piores”, pontuou.
Joel Cavalcante, Secretário de Comunicação da CUT Paraíba, ressalta a importância da luta pelo reconhecimento do Diploma para a categoria, “diante destas ferramentas tecnológicas cada vez mais rápidas na condução da informação, e pior, também da desinformação, essa luta dos jornalistas propõe maior responsabilidade e ética em relação aos profissionais que criam conteúdo para sites de notícias, além de reforçar outra questão que é a de direitos autorais, em tempos de plataformas de inteligência artificial, que se apropriam de conteúdos cada vez mais diversos, sem dar os devidos créditos”, alerta.
O vice-presidente Nordeste I da Fenaj, Franco Ferreira, afirmou que mais uma vez será realizada em Brasília uma visita aos parlamentares, durante os dias 23, 24 e 25 deste mês, com o objetivo de sensibilidade os deputados a votação a favor da aprovação do diploma. “De acordo com a programação estabelecida pela diretoria a Fenaj, segundo informou nossa presidente Samira de Castro, representantes dos jornalistas brasileiros voltam à capital federal, em abril, para o 3° Ocupa Brasília pela #PECdoDiploma”, disse Franco Ferreira.
(Fonte: Sindjor/PB por Fernando Patriota)