Sindicato cutista realiza entrega de material de higiene em comunidades carentes
Ação também inclui entrega de EPIs a profissionais de saúde
Publicado: 03 Julho, 2020 - 16h05 | Última modificação: 03 Julho, 2020 - 16h18
Escrito por: Elara Leite
Como parte de uma programação nacional promovida pela FASUBRA, o SinstesPB promoveu, nesta sexta-feira (3), a entrega de kits de higiene e limpeza na comunidade quilombola do Ipiranga, na cidade do Conde. A ação se estenderá à comunidade São Rafael e comunidade do S na próxima semana.
Além das doações dos kits, a campanha também entregou 400 kits de EPIs para profissionais de saúde no HU e contará com uma live julina na próxima segunda-feira (6), às 19h, no canal www.youtube.com/c/MVJRMaestroVasconcelosJunior.
Nesta sexta-feira, 180 kits, contendo duas máscaras caseiras reutilizáveis, álcool gel, água sanitária e outros produtos de limpeza convencionais foram entregues na comunidade quilombola do Conde e beneficiarão as famílias do local.
Lourdes Teixeira, diretora de raça e etnia do Sintespb, explica que o objetivo foi atuar junto às comunidades que estão sendo mais afetadas pela pandemia com o olhar do afastamento do Estado entre essas populações. “O território quilombola que foi selecionado para chegar junto com essa ação social tem uma real relevância porque essa comunidade é formada em sua maioria por trabalhadores informais. No território quilombola há muita atividade informal e nesse momento há pouca geração de renda. Essa ação solidária vem fortalecer uma vida mais digna que todos nós necessitamos e reforçar que vidas negras importam e que o Estado precisa atuar de forma diferenciada nessas comunidades. Nós enquanto sindicato e sociedade civil devemos estar envolvidos na busca desse bem viver e do estado de equidade entre os seres”, resumiu.
A ação solidária junto às comunidades contou, ainda, com o apoio da Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-PB, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e da Marcha Unificada da Negritude da Paraíba.
Para o secretário de combate ao racismo da CUT-PB, a iniciativa mostra sensibilidade com a necessidade de apoio às comunidades quilombolas. “Esperamos trabalhar para que cada vez mais sindicatos da base cutista possam reforçar a luta no combate ao racismo e no apoio às comunidades negras. Queremos avançar na organização de um coletivo de combate ao racismo da CUT que possa articular e organizar essas iniciativas na base”, afirmou.