Reunião do FNDC discute reestruturação do Fórum

O comitê estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) reuniu-se na segunda-feira última (21), para discutir a reestruturação da entidade

Publicado: 23 Outubro, 2019 - 11h48

O comitê estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) reuniu-se na segunda-feira última (21), para discutir a reestruturação do Fórum e planejar um evento sobre a democratização da comunicação, previsto para dezembro.

Durante a reunião, foi lida a Carta do Maranhão, elaborada no ENDC, este mês, que tratou dos “ataques à Lei de Acesso à Informação (LAI), feitos pela imposição de sigilo às agendas de autoridades e das mais variadas informações públicas para impedir a transparência e a possibilidade de a sociedade acompanhar as ações do governo”. Outra crítica da carta é sobre a integração de dados da administração pública que viola dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Também foi informado sobre o Seminário que será realizado pela ABRAÇO no dia 31 desse mês, no Sindicato dos Bancários, sobre Rádios Comunitárias e Convergência Digital.

Como ponto de pauta, foi discutida a reestruturação do FNDC, principalmente da coordenação, bem como sua viabilidade, além do planejamento de um evento conjunto sobre a democratização da comunicação com o FINDAC (Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação).

Um dos encaminhamentos foi realizar mais reuniões conjuntas com o FINDAC.  “Não tem como essas duas entidades atuarem isoladamente, a articulação deve ser uma atuando mais na questão política e outra mais institucional”, ressaltou Lúcia Figueiredo, Secretária de Comunicação da CUT-PB, que faz parte da coordenação do FNDC.

Em relação ao evento sobre a democratização da comunicação, a previsão da realização é para a primeira quinzena de dezembro. Serão viabilizadas parcerias com outras entidades para sua realização.