Reunião discute Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho
Conforme convocação da Secretaria de Saúde do Trabalhador, sindicatos cutistas reuniram-se, no último sábado (10), para discutir a modernização das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho – NRs
Publicado: 16 Agosto, 2019 - 22h31
Escrito por: Elara Leite

Conforme convocação da Secretaria de Saúde do Trabalhador, sindicatos cutistas reuniram-se, no último sábado (10), para discutir a modernização das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho – NRs, proposta pelo Governo Bolsonaro.
As NR 18, sobre condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil; NR 04, sobre serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT) e a NR-05, referente à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), estão em consulta pública aberta para mudanças pelo governo. Por isso, as CUTs de todo o país estão discutindo o assunto para enviar propostas à CUT Nacional, para apresentação na Comissão Tripartite Paritária Permanente, da qual a central participa.
De acordo com a Secretária de Saúde do Trabalhador, Maria das Dores, a reunião foi enxuta, mas produtiva. Foram divididas as NRs entre os representantes dos Sindicatos presentes, para que estudassem e elaborassem um parecer que será apresentado em nova reunião na próxima terça-feira (20), na sede da CUT-PB.
Além dos participantes dessa semana, confirmaram presença para o dia 20, Hélio Lopes, coordenador da Fundacentro; Carlos Alberto, da Superintendência do trabalho, e o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança, Sylvio Silomar, além da Secretária da Mulher Trabalhadora, Luzenira Linhares.
Participaram da reunião do último sábado: Paulo Marcelo (presidente da CUT-PB), Kléber da Silva (presidente do CEREST), Maria das Dores (Secretária de Saúde do Trabalhador da CUT-PB), Tião Santos (Secretário de Formação da CUT-PB), Wallace de Oliveira Pereira (presidente do Sinttel) e Jarbas (Sintmuc).