MENU

Primeiro seminário realizado pela CUT-PB em 2021 fortalece a luta dos sindicatos

A reunião online aconteceu na quarta-feira (20) e contou com mais de 70 participantes

Publicado: 21 Janeiro, 2021 - 21h44 | Última modificação: 22 Janeiro, 2021 - 07h20

Escrito por: Ascom CUT-PB

Divulgação/CUT-PB
notice
A reunião organizada pelas secretários Gerais, de Organização e de Assuntos Jurídicos da CUT-PB.

O primeiro seminário de 2021 realizado, na quarta-feira (20), pela Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) reuniu mais de 70 filiados sindicais para resolver pendências burocráticas e tratar da organização dos sindicatos em relação a registros, vigências dos mandatos e mapear os sindicatos com eleições previstas para este ano.

A reunião organizada pelas secretários Gerais, de Organização e de Assuntos Jurídicos da CUT-PB foi transmitida de forma online pelo aplicativo do Google Meet e contou com a participação da secretária Nacional de Organização e Política Sindical, da CUT-Brasil, Graça Costa, que falou sobre “A importância da Organização Sindical para o fortalecimento dos sindicatos”.  Atuaram ainda como palestrantes a assessora da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), Ivany Almeida e Antônio Megale, que também é advogado da CUT Nacional, que abordaram o tema  “Registro Sindical e Resoluções Pertinentes”.

O presidente da CUT-PB, Tião Santos, avaliou o resultado do seminário como satisfatório e que superou as expectativas. “Abrimos 2021 com este seminário que foi de grande relevância para o fortalecimento da luta do movimento sindical. Os palestrantes contribuíram bastante com seus posicionamentos e deixaram elementos que vamos trabalhar em cima deles para intensificar nossa luta e de forma mais legitimada”, afirmou.

Ainda de acordo com Tião Santos, o próximo passo da CUT-PB com os sindicatos filiados será mapear todos que estão com problemas  de registro no Ministério da Economia, através da Secretaria do Trabalho, para encaminhar as demandas de regularização para cada entidade. “Nossa meta é que todos os nossos sindicatos sejam legalizados. Nossa meta é resolver toda a parte burocrática dos sindicatos aqui na Paraíba”, disse.

Após a primeira reunião, ficou definido um próximo encontro com as secretarias da CUT-PB para discutir estratégias e colocar em prática o que foi repassado pelos palestrantes.