NOTA DE REPÚDIO | Conselheiro da CUT-PB é censurado em Reunião do CONSUNI (UFPB)

Publicado: 19 Novembro, 2021 - 16h20 | Última modificação: 19 Novembro, 2021 - 16h48

Escrito por: ASCOM-PB | Editado por: ASCOM-PB

NOTA DE REPÚDIO | Conselheiro daCUT-PB é censurado em Reunião do CONSUNI (UFPB)

A CUT-PB lançou nesta sexta-feira, uma nota de repúdio pelo ato autoritário da vice-reitora, ocorrido na última reunião do Conselho Universitário (CONSUNI-PB), o Secretários de Combate ao Racismo da CUT-PB, Clodoaldo Gomes, convocada em caráter de urgência na última quinta-feira (18). A partir de uma questão de ordem, por questões sugeridas pelos conselheiros o reitor se retirou da reunião e a vice-reitora, não acatando a solicitação de votação da questão de ordem, sugerida pelos conselheiros, retirou o direito de fala dos participantes.

“É inadmissível que tenhamos uma gestão interventora, autoritária e arrogante agindo desta forma abertamente. Me retirei da reunião, pois me foi retirada a prerrogativa de falar e outros conselheiros me acompanharam, em protesto contra essa censura”, protesta o companheiro Clodoaldo.

Confira a NOTA DE REPÚDIO emitida pela CUT-PB na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

GESTÃO DO REITOR/INTERVENTOR BOLSONARISTA DA UFPB CENSURA CONSELHEIRO NEGRO EM PLENO MÊS DO COMBATE AO RACISMO, NA REUNIÃO DO CONSUNI

A CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT-PB) repudia a censura, o autoritarismo e o desrespeito ao companheiro CLODOALDO GOMES DE OLIVEIRA, Secretário de Combate ao Racismo da CUT-PB, membro do Conselho Universitário (CONSUNI), como representante da categoria de Servidores/as Técnicos/as Administrativos/as da UFPB, na reunião ordinária desse conselho superior, realizada de forma virtual nesta quinta-feira (18).

O ato de censura e desrespeito aconteceu em virtude dos pedidos de QUESTÃO DE ORDEM, por parte de alguns conselheiros. O reitor Valdiney Gouveia, por sua vez, não gostou do teor das solicitações apresentadas e se retirou da reunião, que segundo informações dos segmentos da UFPB, já é uma prática recorrente e que demonstra uma postura autoritária e arrogante. A partir daí, a reunião foi conduzida pela vice-reitora Liana Filgueira e vice-presidente do CONSUNI.

A vice-reitora disse que não iria considerar nenhuma questão de ordem e que se os conselheiros insistissem em falar iria cortar os microfones, num flagrante ato de censura, que é negar o direito de fala a qualquer pessoa e principalmente a conselheiros numa reunião do órgão superior da Universidade. Como o companheiro Clodoaldo Gomes se posicionou contrário a essa posição arrogante e monocrática e continuou defendendo que a questão de ordem precisaria ser colocada em votação teve seu microfone cortado e sua fala censurada, mostrando mais uma vez a postura arrogante e autoritária desta gestão/intervenção, nitidamente herdada do governo Bolsonaro, que foi quem o colocou no cargo, após derrota nas urnas e no CONSUNI.

A partir daí os conselheiros se retiram da sala, deixando a reunião sem quórum, pois não concordariam com atos tão autoritários e arrogantes em reuniões do Conselho Universitário, censurando e desconsiderando a prerrogativa de opinião dos conselheiros, jamais presenciados na instituição.

Lembrando que Clodoaldo Gomes é negro e que estamos no mês da Consciência Negra, nos solidarizamos com o companheiro e com os demais membros do CONSUNI que se sentem indignados com a falta de respeito e autoritarismo da atual gestão/intervenção, que nega o direito de fala dos servidores/as e demais membros que discordem das decisões monocráticas e autoritárias do reitor.

Atravessamos tempos obscuros e difíceis para a classe trabalhadora, para educação e para os que lutam por mais direitos e por um país democrático.

Fascistas e racistas não passarão! Estamos nas ruas e na luta por um país democrático! Ditadura nunca mais!

A Direção