Juvandia Moreira tem agenda de debates sobre PLC dos motoristas por aplicativo na PB

Publicado: 09 Maio, 2024 - 10h26 | Última modificação: 09 Maio, 2024 - 10h52

Escrito por: SECOM/CUTPB | Editado por: SECOM/CUTPB

SECOM/CUTPB

Nesta terça-feira(08) a vice-presidente da CUT Brasil, Juvandia Moreira, teve agenda lotada na Paraíba para apresentação e debates sobre o PLC 12/2024, que trata sobre a regulamentação do trabalho dos motoristas por aplicativo.

Na parte da manhã, no auditório do Sintep-PB foi realizado uma reunião com os dirigentes da CUT Paraíba para debater o texto do PLC, que deve ir pra votação na Câmara no início de junho. À tarde, ela participou de uma Plenária Sindical, que teve por objetivo, debater o PLC com sindicalistas e com os mais interessados, os próprios motoristas por aplicativos em duas e quatro rodas, incluindo aí um grupo de moto girls, que tem se organizado pelo direito das mulheres motoristas por aplicativo.
    Esse não é o texto ideal para os trabalhadores desse segmento, mas considera-se o primeiro passo para uma discussão mais abrangente que deve avançar em várias estâncias, mas já o início das conquistas de direitos, como direito previdenciário, direito a se organizar coletivamente, a ter representatividade nas discussões, entre outras garantias, na visão de Juvandia Moreira. “A CUT participou dessa discussão tripartite, que deu origem a este Projeto de Lei, que é o início da conquista de garantias, pois é um segmento que não tenha nenhum a proteção, seja de saúde, previdenciária, de recebimento mínimo, por enquanto, são garantias básicas, mas que devem avançar em mesas de negociação com a conquista do direito de se organizar coletivamente”, ressalta. Sobre a passagem pela Paraíba ela complementa ainda, “foi muito bom o debate que fizemos aqui, com o apoio e a presença dos sindicatos, dos motoristas, que também compareceram e colocaram suas opiniões, e também dos companheiros da CUT Paraíba, que participaram dessa importante discussão, que é o início das garantias para esses trabalhadores, que hoje, não tem direito nenhum, nem poder de discutir com os gestores desses aplicativos”, lembra.

Tião Santos, presidente da CUT Paraíba, ressalta a importância da vinda de Juvandia Moreira para este debate, “é de fundamental importância essa passagem da nossa vice-presidente pela Paraíba, para apresentar e conduzir esta discussão, imprescindível para estes trabalhadores que se arriscam, de forma literal, em seu cotidiano, sem nenhuma garantia, nem poder de negociação ou defesa junto aos aplicativos”, destaca.

Cidadã Pessoense

Na parte da noite, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene no Sindicato dos Bancários, para entrega do Título de Cidadã Pessoense à Juvandia Moreira, propositura do mandato do vereador Marcos Henriques (PT/JP), uma cerimônia bastante prestigiada, inclusive pela deputada estadual Cida Ramos (PT/PB), que ressaltou a importância do reconhecimento e destacou sua trajetória, “certamente essa homenagem não é apenas pela sua luta em defesa dos trabalhadores do ramo financeiro, mas também pelo seu papel fundamental no movimento sindical, sabemos o quanto é difícil a carreira no sistema financeiro e sindical para uma mulher, e quando temos uma mulher homenageada, todas nós nos sentimos homenageadas”, parabenizou Cida.