• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo é um dos temas dos seminários da Fenaj

O Seminário da Região Nordeste será realizado na próxima terça-feira (3).

Publicado: 29 Julho, 2021 - 21h50 | Última modificação: 29 Julho, 2021 - 21h55

Escrito por: Ascom FENAJ

Divulgação
notice
O seminário será totalmente online.

A taxação das grandes plataformas digitais e o Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo estão sendo debatidos nos seminários regionais on-line promovidos pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e seus Sindicatos filiados, a exemplo dos Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor). As palestras e discussões com a categoria também envolvem a implementação, no Brasil, da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade, iniciativa apresentada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Com essa iniciativa, a Fenaj e os Sindicatos esperam difundir suas propostas e conquistar o apoio de outros segmentos da sociedade civil, para encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo. O Seminário da Região Nordeste será realizado na próxima terça-feira (3) e os jornalistas interessados em participar do evento podem se inscrever por meio deste link: https://us02web.zoom.us/.../reg.../WN_eu-x5wsmRvW8SPVGhQXjWw. O seminário tem início às 20h, horário de Brasília.

Rubens Nóbrega é o jornalista paraibano convidado pelo Sindjor a ser um dos palestrantes do Seminário da Região Nordeste. “Em primeiro lugar, agradeço ao nosso Sindicato por tão honroso convite para debater tema tão relevante. Mais do que proposta, a Federação Nacional dos Jornalistas encampa uma luta mundial por valorização, qualificação e reconhecimento do bom jornalismo. Taxar as grandes plataformas não é nem será fácil”, avaliou o jornalista.


Nóbrega afirmou que a barreira em taxar as grandes plataformas está, especialmente, na dependência de uma produção legislativa atrelada aos interesses do grande capital e, portanto, avessa a projetos de inclusão ou proteção social em qualquer dimensão. “Mas vamos à luta, pois lutar pelo que faz bem a todos é o que de melhor podemos fazer nesta vida”, comentou o palestrante.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba, Land Seixas, disse que os temas trazidos são de grande interesse da categoria. “Estamos convocando os profissionais de imprensa e de outros segmentos produtivos da sociedade, para que se inscrevem no Seminário. Precisamos entender que a participação de cada um é o caminho para as conquistas coletivas”, pontou.

A vice-presidente da Fenaj na Região Nordeste, Lucia Figueiredo, destacou que a taxação das grandes plataformas servirá para investir no jornalismo e contribuirá, decididamente, para a democratização da comunicação e o desenvolvimento do jornalismo regional. “Será muito importante a participação da categoria nos webnários, para conhecer a proposta e se engajar em mais essa luta da nossa Federação”, destacou.

Por Fernando Patriota