Entidades definem calendário de mobilizações para o mês de março
Em reunião operativa na terça-feira última (10), sindicatos e movimentos sociais definiram um calendário de mobilizações para o mês de março, em toda a Paraíba.
Publicado: 11 Março, 2020 - 10h57 | Última modificação: 11 Março, 2020 - 13h46
Escrito por: Elara Leite

Em reunião operativa na terça-feira última (10), sindicatos e movimentos sociais definiram um calendário de mobilizações para o mês de março, em toda a Paraíba. O ponto alto das ações será o dia 18, com a mobilização nacional em defesa do serviço público, que terá concentração, a partir das 8h no Lyceu Paraibano, na Capital, com trajeto definido até o Ministério da Economia. Até lá o comando segue com as atividades de divulgação e mobilização.
No calendário, está incluído o lançamento da edição especial do jornal Brasil de Fato, nesta sexta-feira (13), na feira agroecológica da UFPB, além de uma plenária dos estudantes no Centro de Vivência. No sábado (14), haverá um ato alusivo aos dois anos do assassinato de Marielle Franco, no qual a sociedade brasileira vai reafirmar a pergunta “Quem matou Marielle?”. Diversas entidades estão organizando ações para marcar esse dia.
Em Guarabira, a Frente Brasil Popular realiza na sexta-feira (13), um ato público de mobilização para o Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, que terá também o lançamento da edição especial do jornal Brasil de Fato.
A segunda-feira (16), contará com uma coletiva de imprensa para lançamento da edição especial do jornal Brasil de Fato, informar sobre o ato público do dia 18 e denunciar os ataques à democracia do Governo Bolsonaro, incitando atos pela dissolução do Congresso e STF.
“Estamos chamando essa agenda de atividades oportunas para mobilizar, chamar a população para o Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, das estatais, da soberania e dos direitos e da Amazônia”, explicou a secretária geral da CUT-PB, Luzenira Linhares. A CUT-PB foi representada, na reunião operativa da terça-feira última (10), pela secretária geral Luzenira Linhares, pelo secretário de organização e política sindical, Paulo Tavares e pelo secretário executivo, Joel Nascimento.
Várias categorias do serviço público já realizaram assembleias e deflagram greve nesse dia, como é o caso da educação, porque inicialmente esse ato foi idealizado pela CNTE e depois os estudantes o apoiaram através da UNE. As centrais sindicais aderiram em seguida. O Sintep realizará greve nos dias 18, 19 e 20 de março. Trabalhadores dos Correios e servidores técnico-administrativos da UFPB definiram também greve no dia 18.
A atividade geral para definir as tarefas, a metodologia e como as comissões vão atuar no ato será no dia 17, no Sinttel, às 18h. Além do ato público na capital, outras cidades também pretendem realizar atividades no Dia Nacional do Serviço Público, a exemplo de municípios da região do Vale do Mamanguape e a cidade de Patos, em que as representações já estão mobilizando.
Calendário de mobilização
Quarta-feira (11/03)
À tarde – Centro de Vivência UFPB/ADUFPB - Semana Mulheres em Resistência
Quinta-feira (12/03)
Manhã, Tarde e Noite – Centro de Vivência UFPB - Semana Mulheres em Resistência
Sexta-feira (13/03)
8h – Feira agroecológica da UFPB - café da manhã e lançamento do Jornal Brasil de Fato Edição Especial: contra as privatizações, defesa do serviço público e pela soberania nacional
9 às 9h30 - Após o lançamento do JBDF reunião das comissões de organização do 18 de Março
17h – Centro de Vivências da UFPB – Assembleia Estudantil Unificada Rumo ao #18M - Greve Nacional em defesa da educação, dos serviços públicos, dos direitos e do Brasil. UNE, UBES, ANPG, CAs e DAs da UFPB, UEPB, Universidades Privadas, pós-graduandos e secundaristas.
Sábado (14/03)
Praça da Paz - Ato por justiça à morte de Marielle Franco e Anderson
Segunda-feira (16/03)
8h – Coletiva de imprensa - Chamada para o 18 de março, dois anos da morte de Marielle e denúncias aos ataques à democracia promovidos pelo Governo Bolsonaro.
Terça-feira (17/03)
15h – CUT-PB – Plenária Estadual do FNDC
17h – Sinttel - Plenária unificada das categorias: últimos ajustes para o 18 de Março
Quarta-feira (18/03)
9h - Em frente ao Lyceu Paraibano - Dia Nacional em Defesa do Serviço Público