• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Encontro Estadual reúne juventude de diversas categorias

O II Encontro Estadual de Juventude da CUT-PB, realizado na última semana, contou com a participação de categorias como têxtil, comércio, telecomunicações, construção civil, professores e municipais.

Publicado: 31 Julho, 2019 - 22h07 | Última modificação: 01 Agosto, 2019 - 20h51

Escrito por: Elara Leite

Divulgação
notice

O II Encontro Estadual de Juventude da CUT-PB, realizado na última semana, contou com a participação de categorias como têxtil, comércio, telecomunicações, construção civil, professores e municipais. Movimentos sociais de juventude como o Levante, JPT e JSB também participaram da atividade.

Esse foi o segundo Encontro Estadual de Juventude realizado em toda a história da CUT-PB. Na opinião de Jéssica Andrade, Secretária de Juventude da CUT-PB, foi um grande avanço. Durante o encontro, foi realizada oficina de grafite, apresentação de poesia, rap de resistência e batalha de slam, além de rodas de diálogos para debater a juventude nessa atual conjuntura. Mais de trinta jovens entre 18 e 34 anos participaram.

“A juventude cutista existe e está se fortalecendo a cada dia. O grande desafio desse encontro foi arregimentar esses jovens dos sindicatos. Ainda há uma grande resistência na participação do jovem no dia-a-dia da CUT porque ele está começando e a grande maioria não são liberados do trabalho. Esses encontros são pontapés para que isso avance e futuramente o jovem não esteja apenas nas secretarias e pastas de juventude, mas que ocupem espaços de poder. Queremos ver jovens na secretaria-geral, na presidência dos sindicatos, e por aí vai. Temos que avançar nesse processo. Se existem jovens nas categorias, queremos vê-los também nos sindicatos. Esse encontro vem para fortalecer essa política de base. Que novo sindicalismo queremos nessa nova conjuntura? A ideia é fortalecer isso”, resumiu Jéssica.

Os jovens presentes discutiram, entre outros assuntos, a conjuntura atual em paralelo aos desafios da juventude no atual governo. Além disso, também foram pontuados o extermínio da juventude negra, a importância da juventude na luta de classes e o projeto em parceria com a central sindical alemã DGB.

As representações sindicais presentes foram Janaina Luis (Sintricom), Marcelo de Araujo (Simpuc), Maria Vania (Sintep) e Luiz Gervasio (Sintel).

Todos os momentos do encontro foram coordenados por jovens, inclusive as exposições e apresentações. O formato das exposições foi em roda de diálogos.

Jéssica explicou que o próximo passo é a preparação para o Encontro Regional, que será realizado em setembro. “Já elegemos nossa delegação. Todas as CUTs do Nordeste participarão do Encontro Regional, o que o torna muito participativo”, comentou.