• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Eleição para Conselho Tutelar tem recordes de participação na Paraíba

População dos 223 municípios foram às urnas, neste domingo, para escolher cerca de 1400 conselheiros

Publicado: 07 Outubro, 2019 - 22h26

Escrito por: Cida Alves

Divulgação
notice

O resultado da votação para conselheiros tutelares foi divulgado na noite deste domingo (06). Urnas eletrônicas foram instaladas nas cidades de: João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Sousa e Pombal, que juntas, formam 43,8% do eleitorado paraibano. Os/as eleitos/as irão assumir no dia 10 de janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos, alocados em 276 Conselhos Tutelares espalhados pelos 223 municípios paraibanos.

Este ano a capital teve um aumento de quase 200% no número de eleitores em relação à última eleição, passando de pouco mais de 10 mil votantes para mais de 38 mil. Foram 81 candidatos disputando 35 vagas para sete conselhos tutelares nas regiões: Norte, Sul, Sudeste, Mangabeira, Praia, Cristo e Valentina. Ao todo, foram disponibilizados 21 locais de votação. Já Em Campina Grande, há quatro áreas de atuação, e foram eleitas 20 pessoas. 

A campanha para Conselho Tutelar deste ano foi marcada por uma forte disputa de cunho religioso. Evangélicos e católicos disputaram as vagas com argumentos que divergem das reais funções do ofício e da base da lei do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por este mesmo motivo, calcula-se que houve recorde gigante de participação nas urnas. Algumas análises destacam compra de votos e manipulação partidária no pleito também. Militantes ligados à movimentos populares e ativistas organizaram previamente uma lista com os nomes de candidatos progressista, mostrando que este espaço virou um campo de batalha político.

Mesmo sendo voto facultativo, Cabedelo registrou mais de 21 mil votantes, em contraste com 7 mil da última eleição.

Durante a votação, que durou todo o dia deste domingo (06), eleitores de várias localidades reclamaram de imensas filas, desorganização e lotação nos colégios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Campina Grande. Muitos saíram dos locais sem votar. A organização alegou surpresa pelo recorde de eleitores.

Veja os eleitos da capital, João Pessoa:

-Região Cristo:

Jaciara Lima

Lázaro Joaquim

Aniely Ribeiro

Júnior Rato

Rodrigo Dêdê

-Região Mangabeira:

Val

Jair Soares

Vinícius Araújo

Verônica Oliveira

Wellington Cardoso

-Região Norte:

Silvânia

Cida Pontes

Rosana de Mandacaru

Dé Cabeção

Jairo Pessoa

-Região Praia:

Kaline Ruffo

Josevaldo Gomes

Eduardo Toscano

André Lima

Patrícia Falcão

-Região Sul:

Ricardson Dias

Luzinete

Rosemberg

Cemar Oliveira

Marquinhos

-Região Sudeste:

Alex

Sandra

Piragibe

Gerlania

Pollyana França

-Região Valentina:

Clecia Santos

Janete Araujo

Professor Carlos Alberto

Roqueane Dantas

Rosely Lima

O Conselho Tutelar é o mecanismo de proteção à criança e ao adolescente regido pela lei nº 8.069/1990. Os conselhos tutelares foram criados em 1990 com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para desempenhar função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros tutelares começam a agir sempre que os direitos forem ameaçados ou violados pela sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.

Fonte: Brasil de Fato