Dia nacional de mobilização por menos juros e mais empregos na Paraíba
A mobilização pela redução da taxa básica de juros reuniu dirigentes da CUT, sindicalistas e representantes de outras centrais sindicais.
Publicado: 30 Julho, 2024 - 15h31 | Última modificação: 30 Julho, 2024 - 15h45
Escrito por: SECOM/CUTPB | Editado por: SECOM/CUTPB
Hoje está sendo o dia nacional de mobilização por ´Menos Juros, mais empregos’, campanha organizada pelas centrais sindicais em todo o país contra a manutenção da alta taxa básica de juros, definida pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom), órgão do Banco Central que é presidido por Roberto Campos Neto, colocado no cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O grito para baixar a taxa básica de juros parte da classe trabalhadora, mas também do governo, que tem insistido que essa taxa SELIC prejudica o crescimento econômico do país, não permitindo o aumento de produtividade das empresas, nem a criação de novas vagas de emprego, o que só beneficia os especuladores econômicos que lucram com essa de juros.
Para Magali pontes, representante da CUT Paraíba e do Sindicato dos Bancários na mobilização, essa postura do presidente do Banco Central é política, visto que foi colocado no cargo pelo ex-presidente, que tenta sabotar o atual governo federal, “é impossível continuar com essa política do Campos Neto que mantém a inflação em patamares altíssimos, encarecendo o custo de vida, encarecendo os juros bancários, então esse é o nosso recado hoje, nós temos a segunda maior taxa de juros do mundo, isso não se justifica, esse é um projeto claro de sabotagem do país!”, protesta Magali.
O ato, em João Pessoa, foi realizado em frente a agência da CAIXA, na Lagoa e reuniu dirigentes da CUT, sindicalistas e representantes de outras centrais sindicais.