MENU

Delegação paraibana vai ao G20 e ressalta a participação popular nos debates globais

Foram três dias de debates, construção de consensos em torno das principais propostas apresentadas, com grande participação popular e articulação de vários segmentos e movimentos sociais de luta.

Publicado: 21 Novembro, 2024 - 12h00 | Última modificação: 21 Novembro, 2024 - 12h38

Escrito por: SECOM/CUTPB | Editado por: SECOM/CUTPB

SECOM/CUTPB
notice
O G20 Social aconteceu entre os dias 14 e 16 de novembro no Rio de Janeiro

   Entre os dias 14 e 16 de novembro, a delegação paraibana da CUT-PB e sindicatos de base estiveram representando nosso estado no G20 social, realizado no Rio de Janeiro. Foram três dias de debates, construção de consensos em torno das principais propostas apresentadas durante todo o processo que terminou com a Cúpula do G20 Social, que reuniu mais de 49 mil pessoas, divididas em 520 horas de atividades realizadas na Cúpula. 

  Integrante da delegação que participou do G20, o Secretário de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais da CUT Paraíba, Manoel Wilson Massau da Rocha, a participação e contribuição foi muito rica. “fomos ao G20 numa comitiva com dois ônibus, com participação de todos os movimentos sociais, o movimento LGBT, o movimento de Moradia, os indígenas, o pessoal da cultura, o pessoal do movimento estudantil, o pessoal dos sindicatos municipais e nós do Sintep/PB.

  Massau destaca o processo de integração e contribuição da comitiva. “Uma experiência muito rica, desde os alojamentos, onde a solidariedade era muito grande entre todos, até a participação em várias salas de debates, dos mais diversos segmentos onde todos puderam apresentar suas bandeiras de luta e conquistas”. Entre os debates do eixo principal da G20, Massau acrescenta: “tivemos uma grande participação e oportunidade de contribuir com o debate das questões da transição energética, energias renováveis, para que seja feita de forma justa, onde beneficie, de fato, as pessoas e não apenas o capital. Tivemos também a questão da governança global, que é também de interesse do presidente Lula e de todos os movimentos sociais, sindicais e da CUT”, acrescentou. 

  A Dirigente da Executiva da CUT Paraíba, Elinete Lourenço Rolim, também integrante da comitiva paraibana no G20 reafirma a importância de o Brasil sediar a reunião do G20, com grande participação popular e grande articulação de vários segmentos e movimentos sociais de luta. “imprescindível o apoio da CUT Paraíba e nossos militantes do Fórum Paraibano LGBTQIAPNB+, a reunião dos movimentos sociais e populares, que participaram de ações, oficinas, propostas de mesas e debates, além da construção do documento da participação social apresentada no dia 16 de novembro ao Presidente Lula. Importante refletir sobre a economia solidária, o papel da agricultura sustentável, da redução de interferência humana nas ações naturais e do meio-ambiente e a garantia da efetiva cidadania em direitos humanos para nossa população”, concluiu.