Escrito por: SECOM/CUTPB

CUT-PB saúda a nomeação da Professora Terezinha Domiciano como nova reitora da UFPB

Realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a decisão marca o início de uma nova fase de gestão democrática e inclusiva na UFPB

SECOM/CUTPB
Terezinha Domiciano foi a candidata mais votada na consulta pública realizada em abril de 2024

  A Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) celebra a nomeação da professora Terezinha Domiciano como nova reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão marca o início de uma nova fase de gestão democrática e inclusiva na UFPB, resgatando o compromisso com a escolha da comunidade acadêmica.

 

  Terezinha Domiciano foi a candidata mais votada na consulta pública realizada em abril de 2024, conquistando expressivos 67,95% dos votos, e sua nomeação reflete o retorno à prática de respeito à vontade da maioria, algo interrompido na gestão anterior. Junto à professora Mônica Nóbrega, vice-reitora eleita, a nova reitora assume o compromisso de fortalecer a educação pública, gratuita e de qualidade. No Pleito realizado em 2020, Terezinha e Mônica também foram as mais votadas, mas não foram empossadaS pelo ex-presidente, que de forma autoritária, ignorando todo o processo eleitoral democrático e à vontade das decretada nas urnas, nomeou o atual reitor, Valdiney Gouveia, que ficou conhecido como interventor pela comunidade acadêmica.


  A CUT-PB vê com esperança esse momento histórico, que representa um avanço na luta pela autonomia universitária, reforçando o papel das universidades como espaços democráticos, críticos e comprometidos com a transformação social. A posse de Terezinha Domiciano está marcada para 12 de novembro de 2024, e o seu mandato, de quatro anos, contará com o apoio e parceria dos movimentos sociais e sindicais para promover uma UFPB inclusiva e conectada com as necessidades da sociedade.
Desejamos sucesso à nova gestão, confiantes de que ela fortalecerá ainda mais a luta por uma educação pública comprometida com os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.