Escrito por: ASCOM/CUTPB
Como primeira atividade preparatória para o CECUT e parte da programação dos 40 anos da CUT, a Secretaria de Comunicação da CUT e demais secretarias estarão realizando nesta quarta-feira, 10 de maio às 14 horas, a Oficina ‘Sociedade de Avatares e o Futuro do Trabalho’, ministrada pelo Educador Popular, Prof. Dr. Fernando Franzoi, na Sede da CUT-PB (R. Rodrigues de Aquino, 609, Jaguaribe – João Pessoa/PB), que servirá de início para as discussões que marcam as comemorações dos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores.
O tema que será discutido diz respeito a todas as Secretarias, pois essa nova era em que a tecnologia tem dominado as pautas de discussão do futuro da classe trabalhadora e consequentemente do sindicalismo. Esse cenário, onde despontam o uso da ilimitado e irrestrito da tecnologia, como o uso da inteligência artificial, que apesar dos avanços benéficos, também nos traz consequências negativas, principalmente em relação a automação, retirando a humanização nos processos de produção e criação, limitando a interferência e gerência de seres humanos em alguns segmentos.
Para Lucinha Figueiredo, Secretária de Comunicação da CUT-PB, precisamos estar atentos a esse cenário de tecnologia que se apresenta, “o uso desenfreado de processos de automação, como por exemplo o uso de inteligência artificial, acaba retirando a capacidade de observação e sensibilidade do ser humano do protagonismo desse processo, em que passamos a ser representados por dados mecânicos, com reprodução de comportamentos automatizados, um cenário que aponta para um futuro digital, tanto envolvente, quanto preocupante, trazendo grandes desafios para classe trabalhadora”, alerta Lucinha.
A oficina acontece em caráter híbrido e contamos com a presença de todos, para comemorar os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores e fazer esse debate tão necessário para o nosso futuro.