Escrito por: SECOM/CUTPB

CUT-PB participa de dia nacional mobilização pela educação pública

O Dia Nacional de Mobilização foi marcado por manifestações em várias cidades do estado, demonstrando a união e força dos trabalhadores e trabalhadoras da educação

SECOM/CUTPB

 Na Paraíba, a paralisação nacional em defesa da educação pública, liderada pela CNTE e mobilizada pelo SINTEP-PB ocorreu nesta quarta-feira (23) e foi marcada por manifestações em várias cidades do estado, demonstrando a união e força dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

 Em João Pessoa, foi realizada uma manifestação na Praça dos Três Poderes, em frente à Assembleia Legislativa, que reuniu dezenas de profissionais da educação para lutar contra os riscos da privatização, militarização e desvalorização da profissão, além das reivindicações locais no sentido de fortalecer a luta por um ensino público democrático e de qualidade. A CUT-PB esteve presente aos sindicatos municipais de João Pessoa, Bayeux, Cruz do Espírito Santo e Cabedelo. Durante o ato, uma comissão composta por representantes do SINTEP-PB, SINTRAMB, SINTEC e SINTEM, juntamente com professores, protocolou um ofício de reivindicações no gabinete do presidente da Casa, o deputado Adriano Galdino, cobrando pautas como: reposicionamento dos aposentados de acordo com o artigo 38 do PCCR, a criação do Plano de Carreira para funcionários de escola e a imediata nomeação de Coordenações Pedagógicas aprovadas em seleção, entre outros.

 À tarde, foi realizada audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa, proposta pela Deputada Cida Ramos, Presidenta da Comissão de Educação da ALPB, com o tema da campanha da 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública da CNTE: “Escola Pública Não é Negócio, é Direito”. O evento contou com a participação de dirigentes da CUT Paraíba Iara Lucena (SINTEM), Vânia Mendes (SINTEP-PB) e o vereador (PT-PB) e também dirigente Marcos Henriques (SEEB), além de diretores do SINTEP-PB, entidades representativas como o Fórum Estadual de Educação e diversos profissionais da educação dos âmbitos estadual e municipal, que debater pautas e desafios da Educação Pública na Paraíba.

 Em Campina Grande, as atividades foram promovidas pelo Sintab e Sintep. Pela manhã no auditório do Sesc Centro, com um debate sobre o Plano Nacional da Educação, com palestras da vice-presidenta da CUT-PB e dirigente do Sintep, Socorro Ramalho, da diretora do Sintab, Maria Dapaz, do diretor do SINTEP, Felipe Baunilha. A programação prosseguiu à tarde com um Ato Público na Praça Cardoso Vieira (Calçadão), reunindo centenas de profissionais da educação estadual e municipal na luta por uma escola pública, laica e democrática de qualidade.

 No município de Guarabira teve exposição e debate com participação do dirigente da CUT-PB Wilson Massau, representantes da CNTE e sindicatos municipais da Região de Guarabira, com um grande número de participantes.