• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT-PB participa de ato no "Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo"

Ato acontece nesta quinta-feira (13) a partir das 15h no Parque da Lagoa, em João Pessoa

Publicado: 12 Maio, 2021 - 21h11 | Última modificação: 12 Maio, 2021 - 21h16

Escrito por: Ascom CUT-PB

Divulgação
notice
As entidades convidam toda a população para realizarmos um grande ato.

Neste 13 de maio somamo-nos a vozes negras em todo o país para denunciar o genocídio da população negra. Em plena pandemia saímos as ruas porque nosso povo continua a ser assassinado por uma política de morte do Estado.

Somos 54% da população brasileira (IBGE), e somos aquelas e aqueles que convivem com as piores condições de vida produzidas pelas desigualdades. Em um país no qual a abolição nunca aconteceu, no qual o acesso à terra, moradia, educação, trabalho, saúde nunca se realizou, nosso povo continua resistindo.

A pobreza, a vulnerabilidade e a morte são políticas de estado que se renovam desde a escravidão, a nossa luta por liberdade e vida continua. 75% das pessoas assassinadas no país são negras, 57% dos mortos pela covid-19 são negros, e na Paraíba destacamos que, segundo o último Atlas da Violência, a chance de um jovem negro morrer é 8,87 vezes maior que de um jovem branco.

Genocídio é uma política de Estado que mata, encarcera, empobrece, e atua na destruição da história, memória, religiosidade de nosso povo.

Não podemos mais ver as comunidade e favelas serem tomadas pela violência da polícia que mata e qualifica os moradores como bandidos. Não podemos mais calar ante o massacre e extermínio de pretos e pretas que lutam diariamente para manter vivas suas famílias e comunidades.

As entidades que assinam este texto-denúncia convidam toda a população para realizarmos um grande ato em prol da vida, contra o racismo e pelo fim do genocídio negro.