Escrito por: SECOM/CUTPB
“Feminismo é revolução: por soberania popular e de nossos corpos”
Entre os dias 06 e 09 de julho, a vice-presidenta da CUT Paraíba, Socorro Ramalho, participou do 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria”, realizado na cidade Natal, Rio Grande do Norte.
O encontro reuniu cerca de mil mulheres e produziu uma declaração com o título: “Feminismo é revolução: por soberania popular e de nossos corpos”, homenageando, em memória, a militante feminista Nalu Faria, uma das mais importantes figuras da militância nacional, coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres e integrantes da Sempreviva Organização Feminista (SOF), que faleceu em outubro de 2023.
Em sua declaração as mulheres enfatizaram que o “3o Encontro Nacional, sintetizou o sentido político do nosso movimento, mudando o mundo e a vida das mulheres, através da auto-organização em cada lugar em que vivemos, trabalhamos e atuamos”.
A declaração ressalta a importância da organização e da diversidade do movimento. “Somos mulheres trabalhadoras do campo e da cidade, negras, diversas em nossas sexualidades, lésbicas e bissexuais, jovens, mulheres transsexuais, quilombolas e indígenas, mulheres sindicalistas e da economia solidária, idosas e mulheres com deficiência, em que estamos organizadas em um feminismo popular que é forte porque se constrói no cotidiano com uma agenda política que nos organiza e nos mobiliza, um feminismo em que cabemos todas”, reafirma o texto da declaração do encontro.