MENU

CUT Paraíba participa de sessão conjunta pelo fim da escala 6X1

Sessão especial conjunta da Câmara Municipal de João Pessoa e Assembleia Legislativa da Paraíba para debater o fim da jornada 6×1

Publicado: 22 Novembro, 2024 - 13h38 | Última modificação: 22 Novembro, 2024 - 14h00

Escrito por: SECOM/CUTPB | Editado por: SECOM/CUTPB

Foto: Juliana Santos/CMJP
notice
A sessão foi proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT) e deputada estadual Cida Ramos (PT)

 A Central Única dos Trabalhadores participou na tarde desta quinta-feira (21) de sessão especial conjunta da Câmara Municipal de João Pessoa e Assembleia Legislativa da Paraíba para debater o fim da jornada 6×1. A sessão, proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT) e deputada estadual Cida Ramos (PT), reuniu representantes da Central, sindicalistas e representantes de partidos progressistas ligados aos trabalhadores.

  Em seu momento na tribuna o presidente da CUT Paraíba, Tião Santos falou sobre os desafios para o movimento sindical diante para realizar esse debate em suas bases. “Esse debate não é recente, é uma luta histórica da classe trabalhadora, mas acho que o nosso grande desafio é mobilizar e fazer este debate em nossas bases, para engajar toda a classe trabalhadora.

  Joel Cavalcante, Secretário de Comunicação da CUT Paraíba, destacou que a jornada 6x1 também é uma forma de acorrentar o trabalhador. “Estamos aqui discutindo uma nova forma de escravidão moderna, em que a classe trabalhadora vive para trabalhar e não trabalhar pra viver, não existe qualidade de vida, é sobrevivência”, alertou.

  O vereador e dirigente da CUT Paraíba Marcos Henriques, um dos autores da sessão destacou, “A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por muitas vezes, tentou debater com o Congresso Nacional uma PEC para reduzir a jornada de trabalho. Só que agora o mundo do trabalho mudou, as tecnologias mudaram e o trabalhador que tem uma carga horária de 44 horas semanais está perdendo, sobretudo, a sua qualidade de vida e a capacidade de estar com a família”.

  A deputada estadual Cida Ramos (PT), outra autora da sessão conjunta, alertou, “Nós queremos usar a tecnologia em favor da classe trabalhadora também, porque nós temos uma classe trabalhadora adoecida, exausta e, do ponto de vista psicológico, mentalmente prejudicada. É hora de rever uma jornada que é do século passado. As coisas avançaram e precisam avançar para a classe trabalhadora também”.

  O secretário Geral da CUT Paraíba, Tony Sérgio, provocou, “precisamos sair dessa sessão com encaminhamentos que levem os deputados federais paraibanos a se engajarem nessa luta”, concluiu.

  Outro encontro já está marcado para o dia 29 deste mês, para que sejam traçadas estratégias de luta

 

Fonte: joaopessoa.pb.leg.br

fotos: Juliana Santos / Txt: Cybele Morais