Escrito por: SECOM/CUTPB
O seminário, organizado pela Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), ocorreu em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 29 e 30 de outubro
A Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) marcou presença no Seminário Internacional da Educação, um evento que reuniu dirigentes sindicais de diversos países de língua portuguesa para discutir o futuro da educação. O seminário, organizado pela Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), ocorreu em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 29 e 30 de outubro, e contou com a participação de cerca de 300 representantes de sindicatos da educação, educadores e pesquisadores da América Latina.
Com o tema “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, o seminário teve como objetivo debater as prioridades para o futuro da educação, destacando a importância da união e da solidariedade entre os países participantes. O evento aconteceu em paralelo à reunião dos ministros de Educação do G20, ressaltando a relevância das discussões sobre educação em um contexto global.
A CUT-PB foi representada pela presidente em exercício, Socorro Ramalho, e pela dirigente Vânia Mendes, ambas diretoras do SINTEP-PB e integrantes do Fórum Estadual de Educação da Paraíba e com o Secretário de Finanças da CUT Brasil, Ariovaldo de Carvalho. A participação da CUT-PB no seminário é um reflexo do compromisso da central em promover a educação pública de qualidade e fortalecer a organização sindical, essenciais para a defesa dos direitos dos trabalhadores e da melhoria das condições educacionais.