Escrito por: SECOM/CUTPB
A proposta ataca os direitos dos aposentados e pensionistas, agravando as preocupações com o futuro dos direitos previdenciários dos trabalhadores/as.
No dia Nacional de Luta contra a PEC66/2023, a ‘PEC do Confisco’ a Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Paraíba, participou de um debate online, promovido em Parceria como Sintep-PB, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Fetam-PB, para alertar os servidores/as os riscos para os aposentados/as diante do risco de aprovação no Congresso.
A PEC 66/2023 tem sido alvo de intensos protestos por parte dos sindicalistas. A proposta ataca os direitos dos aposentados e pensionistas, agravando as preocupações com o futuro dos direitos previdenciários dos trabalhadores/as.
Na avaliação da Presidenta da CUT-PB e dirigente do Sintep-PB, Socorro Ramalho, é importante para todos/as trabalhadores/as não só a mobilização, mas também buscar a informação correta sobre o cenário político, “Precisamos sair dessa visão limitada e lembrar que esta Pec não é de autoria do atual governo, ela vem do ano de 2019, quando no governo de golpista de Michel Temer aprovou a reforma previdenciária e a reforma trabalhista e hoje estamos amargando esses danos”.
Para o assessor jurídico da CNTE, Eduardo Ferreira, esse é um dia importante de mobilização para os servidores/as das três esferas, federal, estadual e municipal, “é extremamente importante que o texto que seja aprovado reflita o interesse dos aposentados e pensionistas de todo o país”.
Sérgio Kampfer, Coordenador da Secretaria Nacional dos Aposentados/as e Assuntos Previdenciários da CNTE, que essa luta e resistência são necessárias para manter e ampliar direitos da classe trabalhadora. “Muito necessária essas mobilizações que acontecem em Brasília e Brasil afora, pois sabemos que a aposentadoria e outros direitos são conquistas, resultado de muita luta, nenhum desses direitos caiu do céu e precisamos defendê-los”, conclui.
O debate foi conduzido pelo Secretário de Comunicação da CUT-PB e dirigente do Sintep-PB, Joel Cavalcante, e continua disponível. No canal do YouTube do Sintep-PB, para que quem não pode prestigiar ao vivo, possa ter acesso a esses depoimentos muito ricos para compreender o que está em risco para nós, trabalhadoras e trabalhadores.