Comunidade universitária da UFPB realiza enterro simbólico contra governo

Publicado: 05 Agosto, 2019 - 11h08

Escrito por: Redação

Os cortes no orçamento da Educação, o programa Future-se e o projeto de reforma da Previdência serão “cremados” na próxima terça-feira (6/8) na Universidade Federal da Paraíba. Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes vão realizar um velório simbólico durante o dia no campus I para demonstrar o repúdio da comunidade universitária aos ataques do governo federal às instituições federais de ensino e aos direitos sociais e trabalhistas.

A atividade terá início às 9h, no Centro de Vivência do campus I. Os “corpos” serão “velados” em caixões durante toda a manhã e parte do período da tarde. Para as 11h30, está programada uma apresentação de dança do grupo Se a Arapuca Servir.

Às 16h, ocorrerá um “cortejo fúnebre” até a entrada do CCHLA, onde o velório ficará instalado até 19h, quando terá início um novo cortejo pelos centros de ensino. Na sequência, os caixões irão retornar à entrada do CCHLA e haverá um ato crematório do Future-se, da reforma da Previdência e dos cortes no orçamento.

Deliberada pela plenária unificada dos segmentos da UFPB, no dia 25 de julho, a atividade também tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e mobilizar as diversas categorias contra os ataques do governo federal. A proposta também convocar todos(as) para o 13 de agosto, Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência, que será marcado por protestos em todo o país.

Fonte: Assessoria do ato