• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Comitê Estadual pela Democratização da Comunicação realiza plenária virtual

Evento aconteceu na última terça-feira e teve participação de Secretário-Adjunto de comunicação da CUT

Publicado: 02 Outubro, 2020 - 13h38

Escrito por: Ascom CUT-PB

Divugalção/CUT-PB
notice
Comitê Estadual pela Democratização da Comunicação discute lutas do FNDC

Na última terça-feira (29), o Comitê Estadual pela Democratização da Comunicação promoveu uma plenária virtual para discutir sobre a 23ª Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e definir os integrantes que participarão da plenária, que esse ano  terá uma programação totalmente online. E, na luta pelo direito à comunicação e pela democracia da mídia, a Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) é uma das entidades que compõem o comitê estadual.

A plenária contou com a participação do presidente da CUT-PB, Tião Gomes, e do Secretário-Adjunto de Comunicação da CUT Nacional e integrante da Executiva Nacional do FNDC, Admirson Medeiros Ferro Júnior – também conhecido como “Greg”. Durante sua fala, Greg alertou sobre a importância de fortalecer a luta junto ao FNDC. “A gente tem que continuar insistindo no crescimento do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação porque esse governo veio para desmontar os estados. É uma agenda conservadora e autoritária que está retirando direitos. Também é machista, misógino, racista… é tudo de ruim. Eles não pregam o Estado Mínimo, eles pregam o Estado Zero”, afirmou.

O Secretário-Executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Pedro Rafael Vilela, também participou da plenária virtual e lembrou da relevância do Fórum. “O FNDC foi, é e continuará sendo uma entidade muito importante pra o debate de políticas públicas da comunicação no Brasil. A gente vive, todo mundo sabe, essa transformação estrutural das comunicações; temos novas formas de interação com as mídias que hoje tem grande influência na política”. E continuou, “está tudo acontecendo ao mesmo tempo e nossos desafios são grande. O FNDC tem uma tradição de debater políticas democráticas de comunicação”.

Na oportunidade, foi escolhido um representante do Comitê da Paraíba com direito a voto para compor a Delegação da Plenária Nacional e um suplente de delegado, que poderá se revezar nas votações, sendo escolhidos, de forma consensual, os nomes de Lúcia Figueiredo, secretária de Comunicação da CUT, como titular e Land Seixas, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, como suplente.

Para participar como observador( a) de toda programação da 23ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, basta se inscrever no site do evento.

Plenária Nacional

As inscrições para participar da 23ª Plenária Nacional continuam abertas até o dia 07 de outubro e estão sendo realizadas exclusivamente pelo site fndc.org.br. O investimento custa R$ 33.

Com debates temáticos sobre os principais desafios das comunicações nos dias atuais, a Plenária do FNDC será realizada de maneira 100% virtual e acontecerá nos dias 09, 13, 16 e 17 de outubro, com transmissões pela internet.

O FNDC é umas das principais organizações da sociedade civil brasileira na luta por políticas públicas democráticas de comunicação e é composto por centenas de entidades em todo o território brasileiro.