Escrito por: FNDC/PB

Comitê da Paraíba elege delegação à 26ª Plenária Nacional do FNDC com participação d

A plenária teve como objetivo analisar o cenário da comunicação, debater ações prioritárias e eleger a delegação que representará a Paraíba na 26ª Plenária Nacional do FNDC

FNDC/PB
O Comitê do FNDC/PB escolheu como delegada a jornalista Lúcia Figueiredo (Sintac)

O Comitê Paraibano do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizou, na última sexta-feira (22), sua plenária estadual, em formato híbrido, reunindo entidades sindicais, acadêmicas e movimentos sociais. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos da Paraíba (SINTECT) e teve como objetivo analisar o cenário da comunicação, debater ações prioritárias e eleger a delegação que representará a Paraíba na 26ª Plenária Nacional do FNDC, que será realizada no dia 10 de setembro, em Fortaleza (CE).

A atividade contou com análise de conjuntura do jornalista Ivan Moraes, integrante do DiraCom, e com a exposição do professor e jornalista Dinarte Bezerra Varela, do Departamento de Jornalismo da UFPB, que destacou a importância do combate à desinformação para a democratização da comunicação, apresentando a experiência do Laboratório Alumia.

Na etapa deliberativa, o Comitê do FNDC/PB escolheu como delegada a jornalista Lúcia Figueiredo (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Fundac) e indicou como observadores Sônia Lima (Alumia) e Janaína Barbosa da Silva (Centro Acadêmico de Jornalismo da UFPB). A coordenação da delegação paraibana ficará sob responsabilidade de Alex Albino, diretor do SINTECT e representante do Nordeste no Conselho Deliberativo do FNDC.

Presença da CUT-PB

A Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) esteve presente, representada pelo secretário de Comunicação, Joel Cavalcante, que participou da plenária de forma remota. Em sua fala, Joel destacou a centralidade da luta pela democratização da comunicação para a classe trabalhadora e para o país: “A CUT tem defendido que não existe soberania nacional sem soberania comunicacional. Um país não é soberano se suas vozes, seus símbolos e seus debates estiverem aprisionados em monopólios midiáticos. O Brasil precisa fortalecer meios públicos, comunitários e sindicais de comunicação, valorizando a diversidade cultural e social do nosso povo.”

Além da CUT-PB, participaram da plenária estadual entidades como a FETAM-PB, Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Paraíba, Sindicato dos Jornalistas, SINTEP-PB, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Agreste e Borborema, MoviSocial, Centro Acadêmico de Jornalismo da UFPB e o Laboratório Alumia.

Rumo à Plenária Nacional

A 26ª Plenária Nacional do FNDC debaterá a conjuntura política, fará o balanço da gestão e definirá o planejamento de ações e a eleição da nova Coordenação Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

Nos dias 8 e 9 de setembro, que antecedem a plenária, ocorrerá também o 5º Encontro Nacional pela Democratização da Comunicação (ENDC), aberto ao público, para troca de experiências e articulação de ações entre movimentos sociais, pesquisadores e entidades ligadas ao tema.

Para o diretor de Comunicação do SINTECT, Alex Albino, a mobilização tem um papel estratégico: “Estamos necessitando de mais debates e ações que movimentem os comitês e fortaleçam a luta pela democratização. A sociedade precisa saber realmente a importância da comunicação como um direito humano, que envolve todos os outros direitos fundamentais.”