MENU

Coletivo de Mulheres da CUT-PB realiza debate sobre saúde das trabalhadoras

Para participar, é preciso informar à Secretaria da Mulher com antecedência

Publicado: 26 Agosto, 2020 - 21h49 | Última modificação: 26 Agosto, 2020 - 22h26

Escrito por: Ascom CUT-PB

Divulgação
notice
Coletivo discute saúde da mulher trabalhadora

A Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), através do seu Coletivo de Mulheres, vai discutir a saúde da mulher trabalhadora durante um evento online nesta quinta-feira (27). O encontro, que começa às 15h, contará com palestra e debate, com o objetivo de refletir sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 na saúde física e mental das trabalhadoras.


Para Cícera Batista, secretária de mulheres da CUT-PB, as mulheres estão cada vez mais sobrecarregadas emocionalmente durante a pandemia da Covid-19. “A maioria das mulheres, além de cuidar de afazeres domésticos, como cuidar de pessoas que estão sob sua guarda, precisam trabalhar para trazer o sustento de sua família. Este acúmulo está trazendo diversos problemas psicológicos para as trabalhadoras”, afirmou.


Com o objetivo de esclarecer os fatores que geram esse desequilíbrio na saúde da mulher, o encontro com o tema “Saúde da mulher trabalhadora: desafios e reflexões frente à pandemia”, será aberto para quem tiver interesse. Para participar, é preciso informar com antecedência a Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-PB.


Ainda de acordo com Cícera, o encontro será uma oportunidade para trazer soluções para esses efeitos negativos da pandemia na saúde da mulher. “Vamos entender quais os fatores que acarretam esse desequilíbrio emocional, o que a trabalhadora pode fazer para que não sofra maiores danos, sempre com o objetivo de discutir a saúde da mulher em tempos de pandemia”, disse. 


Essa discussão contará com o painel “Saúde da mulher trabalhadora: desafios e reflexão frente à pandemia”, com a palestrante Thaís Máximo, professora do Departamento de Psicologia da UFPB, e apresentação de Madalena Margarida, secretária nacional de saúde do trabalhador da CUT. No fim do encontro, o coletivo de mulheres da CUT-PB promoverá um debate, onde todas poderão contribuir com a discussão.


Programação do encontro


14h30 - Abertura da sala virtual
15h00 - Apresentação e orientações técnicas sobre o funcionamento da sala
15h20 - Abertura do encontro
15h30 - Painel “Saúde da mulher trabalhadora: desafios e reflexão frente à
pandemia”, com Thaís Máximo, professora da UFPB
16h10 - Apresentação de Madalena Margarida, secretária nacional de saúde do
trabalhador da CUT
16h50 - Debate com contribuições dos presentes