Escrito por: Elara Leite

Coletivo de Mulheres da CUT-PB promove reunião virtual com palestra

O coletivo de mulheres da CUT-PB realiza, nesta sexta-feira (17), às 15h, uma reunião virtual.

Elara Leite

O coletivo de mulheres da CUT-PB realiza, nesta sexta-feira (17), às 15h, uma reunião virtual. Sindicatos cutistas e entidades que desejam participar devem informar com antecedência a secretaria da mulher trabalhadora da CUT-PB para ter acesso ao link.

A reunião terá a participação da secretária da pasta na CUT Nacional, Juneia Batista, que irá falar sobre o impacto da pandemia na vida das mulheres.

Cícera Batista, secretária de mulheres da CUT-PB, considera que a reunião acontece tardiamente, pois o coletivo estava aguardando a redução do número de casos de coronavírus para realizar um encontro presencial. Tendo em vista que desde o início do isolamento não houve estabilização clara do número de casos do vírus e os registros de violência contra a mulher vem recebendo incremento constante, o coletivo decidiu que é preciso haver uma reunião para discutir o assunto.

"Precisamos nos apropriar das ferramentas para fazer o trabalho online como outros segmentos vêm fazendo. Em virtude da situação do distanciamento, temos percebido que houve um aumento considerável de violência, cerca de 40 a 50% a mais do que vinha acontecendo antes da pandemia, devido ao isolamento das mulheres e a proximidade dos agressores", lamentou.

Outro ponto que o coletivo percebeu durante os últimos meses, segundo Cícera, é que a jornada da mulher, que antes se chamava dupla ou tripla, perdeu a qualidade de quantificação. "Além dos cuidados com o isolamento, distanciamento, manutenção de casa, aquisição de produtos, cuidado com filhos, a mulher também precisa se virar para trabalhar. O agravamento da desigualdade entre homens e mulheres tem crescido devastadoramente, por isso precisamos fazer essas reuniões para discutir a temática e buscar soluções para minimizar os agravos e sensibilizar as mulheres quanto aos seus direitos de reclamar, de denunciar, de impor", observou Cícera.

Entre as propostas de encaminhamento para a reunião está a discussão sobre a 5ª Conferência de Políticas para Mulheres e a realização de uma live.