Avaliação da Marcha das Margaridas discute consolidação do movimento de mulheres

Publicado: 02 Outubro, 2019 - 17h00

Em reunião realizada em Campina Grande na última semana, diversas representações do movimento de mulheres avaliaram a Marcha das Margaridas. A CUT-PB, que foi uma das coordenadoras da marcha, foi representada pela Secretária da Mulher Trabalhadora, Luzenira Linhares.

Mais de cinquenta mulheres, representando mais de vinte organizações, realizaram a avaliação de todo o processo de construção da Marcha até sua efetivação nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. Também foi feito um resgate das propostas que as margaridas da Paraíba construíram no processo de preparação da marcha.

O grupo refletiu sobre a importância de consolidar o movimento de mulheres do campo e da cidade após a marcha, na Paraíba, fortalecer o espaço de debate e de organização das mulheres enquanto força política, sujeito político, elencando as pautas e as lutas.

A partir da reunião, foi estabelecido um Coletivo de Mulheres, que terá como um dos desafios consolidar a organização das mulheres na política. É tarefa dessa força política, dentre outros desafios, fortalecer a organização das mulheres preparando-as para a disputa eleitoral de 2020.

Além disso, o grupo de mulheres também já passará a construir, ao longo do tempo, o processo preparatório da próxima marcha.