MENU

Atos contra Bolsonaro acontecem em Campina Grande e João Pessoa

Um grupo de manifestantes reuniu-se no último sábado (6), na Praça da Bandeira em Campina Grande, para expor a indignação da população com faixas de Fora Bolsonaro.

Publicado: 08 Junho, 2020 - 12h03

Escrito por: Elara Leite

Divulgação
notice

Um grupo de manifestantes reuniu-se no último sábado (6), na Praça da Bandeira em Campina Grande, para expor a indignação da população com faixas de Fora Bolsonaro. A atividade foi organizada pelo Comitê em Defesa dos Direitos e pelas Liberdades Democráticas que entre outras entidades, tem a participação de sindicatos cutistas.

                A vice-presidente da CUT-PB, Socorro Ramalho, afirma que o ato foi importante e muito simbólico nesse momento. Todos usaram máscaras, álcool gel e mantiveram distâncias de segurança. “Estamos construindo a unidade na ação, que é muito importante. Esse ato foi simbólico, com um número muito reduzido de pessoas, para não fazer aglomeração, porque não defendemos aglomerações, mas o isolamento social. Campina Grande não está calada, não está satisfeita com a situação atual do Brasil”, ressaltou.

O protesto reivindicou o impeachment do presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, além de levantar a bandeira contra o racismo e o fascismo como parte de um calendário nacional das frentes Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo. Outras bandeiras são pela defesa da vida da população na pandemia da Covid-19, manutenção dos empregos, garantia de renda para os trabalhadores e defesa da democracia.

De acordo com o diretor de comunicação licenciado do Sinttel, Jardel Wandson, que esteve presente na atividade, o ato se une a uma série de protestos nacionais pró-democracia. “Definimos um ato simbólico, mas grandioso, visto que faz parte de uma série de outros em várias partes do país mesmo em momento de pandemia, resguardadas as devidas medidas de segurança. Isso representa a manutenção da bandeira de luta dos trabalhadores na luta por um país mais justo e igualitário”, comentou.

Jardel acrescenta que a população campinense também está na luta por melhores condições e pela manutenção dos direitos dos trabalhadores. “Campina tem um triste histórico de famílias tradicionais e da prevalência da direita na política, então mostrar à população que existem movimentos que lutam por seus diretos é também um incentivo e uma solidariedade, uma voz para a população dessa cidade. Campina já mostrou que tem potencial de luta, basta que os movimentos se coloquem para auxiliá-los nas lutas”, observou.

Na avaliação de Jardel, o movimento cumpriu seu papel. “Uma questão que nos animou é que várias pessoas nos ônibus, em seus carros e mesmo os pedestres demonstraram apoio gritando fora Bolsonaro, e não sofremos nenhuma hostilização. Isso prova que a população está disposta a derrubar esse governo genocida e incompetente”, concluiu.

Em João Pessoa

Em João Pessoa, as areias da Praia de Tambaú amanheceram com cruzes em protesto contra Governo Bolsonaro. Militantes de diversas áreas, organizados em grupo de whatsapp, realizaram uma intervenção visual como ato simbólico no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú em João Pessoa.

As areias amanheceram neste domingo (7) tomadas por cruzes, simbolizando os mortos pela pandemia da Covid-19, pelo rascismo e a falta de atitude do Governo federal para tentar conter a disseminação do vírus. Também foram fixados cartazes e faixas com frases contra o governo.