Escrito por: SECOM/CUTPB
Primeiro ato de rua do país em defesa da aprovação do piso salarial nacional dos Garis
A Central Única dos Trabalhadores participou na manhã de hoje de Ato Público pela aprovação do piso salarial dos garis (PL4146/2020), organizado pelo Sintab, em Campina Grande, na Praça da Bandeira.
De acordo com Frankylin Ikaz, presidente do Sintab, este foi o primeiro ato de rua do país em defesa da aprovação do piso salarial nacional dos Garis. A mobilização reuniu trabalhadores e trabalhadoras de toda a região da Borborema com participação do SINPUC, sindicato dos servidores do Curimataú e região, além do Sindlimp, sindicato da categoria, além de muitos profissionais da limpeza urbana.
Tião Santos, presidente da CUT_PB afirma que o objetivo é chamar a atenção dos parlamentares e da sociedade em geral para a importância de garantir melhores salários e condições de trabalho para a categoria dos garis, essenciais para a manutenção da limpeza urbana. “Não vamos pensar que este PL vai passar fácil no congresso, se não houver pressão da classe trabalhadora das centrais e sindicatos da categoria, os deputados não terão interesse em aprovar esse projeto, é necessária uma mobilização popular para que possamos dar reconhecimento e valorização a uma categoria essencial para sociedade”, destaca. Lembra ainda que a CUT está programando uma agenda de atividades e mobilizações pela aprovação do PL no próximo ano.
Janiel César, presidente do SINPUC, afirma que está mobilização é apenas o começo de uma luta por valorização da categoria. “É o momento da gente ir pra rua, se fortalecer, buscar o engajamento da categoria, para que esse projeto de lei seja aprovado no ano de 2025, como reconhecimento da importância da categoria dos garis em todo o Brasil”. afirma.
O Ato teve uma grande participação popular, com ato cultural e uma forte presença de servidores de toda a região.