Escrito por: SECOM/CUTPB

17ª Plenária Estadual da CUT – Luís Cláudio Ferreira Vieira Couto

O tema deste ano propõe que as entidades sindicais filiadas à CUT realizem um intenso processo de trabalho de base, com ações de formação, organização, comunicação e mobilização em todos os espaços de atuação

SECOM/CUTPB
A Plenária tem como tema central ‘Novos Tempos, novos desafios’, e estará homenageando o Sindicalist

                Entre os dias 29 e 31 de agosto a Central Única dos Trabalhadores estará realizando A 17ª Plenária Estadual da CUT – Luís Cláudio Ferreira Vieira Couto, no Day Camp Hotel Fazenda, em Campina Grande. A Plenária tem como tema central ‘Novos Tempos, novos desafios’ e estará homenageando o Sindicalista e Bancário Luís Cláudio, que nos deixou este ano de forma precoce.

                O lema deste ano propõe que as entidades sindicais filiadas à CUT realizem um intenso processo de trabalho de base, com ações de formação, organização, comunicação e mobilização em todos os espaços de atuação da Central, fortalecendo o compromisso histórico da CUT em defesa do povo brasileiro.

                De acordo com Tião Santos, presidente da CUT-PB, “estamos vivendo um momento propício para debater quais são e como enfrentar os novos desafios do movimento sindical, sabemos que precisamos avançar nas estratégias de luta pela garantia dos direitos, pois entendemos que houve uma mudança muito significativa no mundo do trabalho, com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, e precisamos acompanhar essas transformações”, afirmou. Tião complementou ainda que a plenária vai debater os desafios e estratégias de enfrentamento e garantia de direitos, mas também um espaço para o debate político, “nós temos um congresso que em sua maioria são da elite, são empresários e a classe trabalhadora não está tendo uma representatividade significativa para que possamos avançar em nossas pautas, lembrando que no próximo ano teremos eleições e precisamos garantir esse espaço”, concluiu.

                A plenária estadual será o momento de discussão em âmbito estadual para a Plenária Nacional, que será realizada entre os dias 14 e 16 de outubro. As discussões atuais apontam para a necessidade de construção de um projeto para a classe trabalhadora que ofereça esperança e solidariedade, em detrimento ao projeto de desconstrução de lutas e conquistas históricas da classe trabalhadora, onde a exploração do trabalho, pejotização, trabalhadores por aplicativos sem garantias só visam o aumento do lucro privado.

                Os eixos estruturantes da plenária buscam o fortalecimento do movimento sindical, valorização das negociações e novas formas de organização sindical. Também será discutido e lembrado o protagonismo da CUT na Reconstrução e transformação do país, da Democracia, dos Direitos e da Soberania, além de debater maneiras para intervir e trabalhar na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade.