17ª Plenária Estadual CUT/PB debate novos desafios para o movimento sindical
Os debates centrais da plenária enfocaram 'Novos tempos e novos desafios' para o movimento sindical.
Publicado: 01 Setembro, 2025 - 14h34 | Última modificação: 01 Setembro, 2025 - 17h40
Escrito por: SECOM/CUTPB | Editado por: SECOM/CUTPB

Na abertura da 17ª Plenária Estadual CUT/PB - Luís Cláudio, na última sexta-feira (29), foi realizado um ‘Ato Público em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional’, realizado na Praça Clementino Procópio, no centro de Campina Grande (PB). Além dos sindicalistas que participam da Plenária, o encontro contou com a presença de representantes dos movimentos sociais e partidos políticos progressistas e entidades em defesa da democracia.
Durante as falas realizadas no ato, Tião Santos, presidente da CUT Paraíba, destacou a necessidade de o movimento sindical estar nas ruas em defesa da democracia e da nossa soberania, “precisamos dizer não ao imperialismo americano, não podemos nos curvar aos caprichos de Trump, por isso mesmo, não podemos permitir que um grupo de deputados de extrema direita venham a trair nossa soberania e estamos aqui também para dizer não à anistia para golpistas”, afirmou.
No encerramento do ato, foi realizada uma caminhada pelo centro da cidade com panfletagem sobre as pautas da classe trabalhadora, ressaltando o fim da escala 6x1, isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais e taxação dos super ricos.
Abertura da plenária
Na parte da noite, já no Day Camp Hotel fazenda, foi realizada a abertura da 17ª Plenária Estadual da CUT Paraíba com credenciamento dos participantes, com grande participação de delegados sindicais e participação do secretário-geral da CUT nacional, Renato Zulato, além de uma homenagem ao companheiro Luís Cláudio, bancário e dirigente sindical.
A mesa de abertura foi formada por Socorro Ramalho, vice-presidenta CUT/PB, Sebastião Santos – presidente da CUT Paraíba, Eliane Bandeira - Secretária Geral CUT/RN, Luzenira Linhares – Diretora de Formação da FITRATELP, Paulo Marcelo – Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, Patrícia Oliveira, representando a Deputada estadual Cida Ramos (PT,) Marcos Henrique - vereador PT/JP e dirigente CUT/PB, José do Nascimento Coelho – diretor financeiro do Sindicato dos Comerciários de CG e da FECONESTE, Vereador Higor Lins da Costa (PT) - Câmara Municipal de Cuité/PB e Renato Zulato - Secretário Geral CUT Nacional.
Em sua fala na mesa de abertura, o secretário-geral da CUT Brasil, Renato Zulato, ressaltou o papel da CUT e da classe trabalhadora na reconstrução do país, “eu acompanhei a CUT desde o seu nascimento, e me orgulha muito nesses 42 anos da história construída de uma central transformadora, ousada e que não foge de desafios, a classe trabalhadora está indo às ruas e vamos construir grandes atos agora no dia 7 de setembro em defesa da soberania popular”, destacou.
Durante a abertura da plenário foi exibido uma homenagem ao companheiro Luís Cláudio, que dá nome a 17ª Plenária, com depoimento da família, dos amigos e sindicalistas. “Luís Cláudio sempre foi muito comprometido com a luta dos trabalhadores, com as lutas sociais, sempre teve consciência dos compromissos assumidos com as lutas”, afirmou Lindonjohnson Almeida, presidente do Sindicato dos Bancários.
Novos tempos, novos desafios
A manhã do sábado(30) iniciou com análise de conjuntura sobre os cenários e desafios atuais do movimento sindical, coordenado pela tesoureira da CUT Paraíba, Magali Pontes, tendo como expositores o Secretário Geral da CUT Nacional, Renato Zulato e Felipe Baunilha, Coordenador SINTEP-PB.
Ainda na parte da manhã, Vera Level, Secretária de Relações de Trabalho da CUT/PB e Tony Sérgio, Secretário Geral CUT/PB, comandaram a apresentação, debate e aprovação do Regimento da Plenária.
Na parte da tarde do sábado (30) tivemos uma mesa de debates sobre ‘As transformações do mundo do trabalho’, coordenada pela Secretária Executiva CUT/PB, Elinete Rolim e Senildo Henrique, Secretário de Organização e Política Sindical CUT/PB, tendo como palestrante, Ediran Teixeira (DIEESE). ‘O desafio do novo sindicalismo e apresentação do Texto Base – eixos estruturantes’, foi o tema da mesa seguinte, coordenada por Cícera Isabel e tendo como palestrante, Renato Zulato, Secretário Geral – CUT Nacional.
Brigadas Digitais, Plebiscito popular e aprovação do Plano de Lutas e Monções
Na manhã do domingo foi realizada a oficina sobre ‘Brigadas Digitais’, coordenada por Joel Cavalcante, Secretário de Comunicação e realizada por Arthur Nóbrega, educador da Escola Nordeste da CUT, e também sobre o ‘Plebiscito Popular’, coordenada pela Secretária de Juventude, Janaína de Oliveira e o Secretário de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais, Wilson Massau.
Logo após, tivemos a apresentação e aprovação do Plano de Lutas e Moções e eleição dos delegados que participarão da 17ª Plenária Nacional da CUT, que será realizada de forma híbrida, entre os dias 14 e 17 de outubro. Os delegados eleitos foram:
Titulares
Administração Pública – Municipais– Cícera Isabel Batista de Melo (Sinpuc) e Mary Priscila (Sintab)
Educação – Edvaldo Faustino Da Costa (Sintep)
Financeiro– Lindonjhonson Almeida De Araujo (Seeb Jp)
Serviços e Comercios – Rogério Braz De Oliveira (Sinecom)
Comunicação – Marta Bernardino De Sena (Sinttel)
Suplente – Kaique Henrique Sousa Silva (Sinsecar)
Suplente – Maria do Socorro Ramalho (Sintep)
Para finalizar houve a recomposição da diretoria, em função da saída de alguns dirigentes, e os novos nomes que irão compor a direção da CUT são:
Secretária de Formação Sindical - Elinete Lourenço Rolim (Sinfumc)
Secretária Executivo - Ana Cristina Pereira da Silva (Seaac Pb)
Direção Executiva – Germana De Sousa Vasconcelos (Sintramb)
Direção Executiva – Tiago Barbosa Macena (Seeb Itabaiana)
Direção Executiva – Kaique Henrique Sousa Silva (Sinsecar)