A Comunicação como arma de luta
Publicado: 27 Fevereiro, 2013 - 00h00
Os trabalhadores precisam, cada vez mais, de instrumentos eficientes de comunicação. Os meios de comunicação, sejam os de massa ou os digitais, são fortes instrumentos a favor da democratização e do fortalecimento da cidadania. Servem para divulgar, inclusive, nossas bandeiras de luta e dar acesso e transparência às informações nos mais diversos nível.
Em contraponto ao uso democrático dos meios de comunicação, o que percebe-se hoje, muito visivelmente, é tentativa ofensiva da direita de desqualificar e de manipular informações. Estas ofensivas através da mídia manipulada pelos setores conservadores de direta minimizam e restringe os avanços de setores do governo.
Essa tendência conservadora direitista também é a mesma que está insatisfeita, pois anos atrás tínhamos uma verdadeira farra com o dinheiro público e que hoje foi minorada.
O movimento sindical e social tem um papel muito importante nessa queda de braço pela democratização das comunicações.
Primeiramente, na organização dos trabalhadores na luta por melhores condições de trabalho e uma melhor qualidade de vida para todos. É bom lembrar que independente do governo de plantão, nenhuma conquista virá sem as lutas e determinação dos trabalhadores. Temos certeza que os setores progressistas em nosso país nos ouvirão, pois a CUT estará nas ruas para fazer deste discurso e desta bandeira uma máxima.
Em segundo lugar, o movimento sindical e social tem nas redes sociais algo transformador, se fizermos com eficiência e competência. Atualmente, a rede mundial de computadores divide o poder da grande imprensa, que, em muitos casos, destorce e passa a informação de forma tendenciosa, de acordo com seu interesse político.
Mas a imprensa parcial é incapaz de dominar as redes sociais, que a cada dia formam opinião e tomam assíduos os expectadores dos grandes meios de comunicação.